O AlfaBeto é um aplicativo desenvolvido com o intuito de auxiliar no aprendizado básico de alfabetização, mas com um foco especial em crianças. Para isso, é usado uma fórmula simples de jogo, o qual tem como objetivo completar uma palavra a partir da correspondência da imagem (ou áudio) com os espaços disponíveis. Atualmente existe uma versão de aplicativo e uma versão Web.
O jogo é composto por 7 temas principais: Cores, Objetos, Frutas, Animais, Brinquedos, Partes do Corpo, Países.
Os níveis foram divididos em 3 modalidades. Em todos eles o jogador irá completar as palavras com os caracteres faltantes, mas cada nível tem particularidades:
Vogais – Nesse nível estão disponíveis apenas as 5 vogais no teclado. No desafio estão visíveis apenas as consoantes que compõem o mesmo.
Consoantes – Nesse nível estão disponíveis apenas as consoantes do alfabeto no teclado. No desafio estão visíveis apenas as vogais que compõem o mesmo.
Alfabeto – Nesse nível todos os caracteres que formam o desafio estão ocultos*. O teclado é formado por todas as 26 letras do alfabeto.
*Caracteres especiais (caracteres com acentos e espaços entre palavras) são exibidos ao usuário independente do nível, facilitando o aprendizado da palavra.
Todo ciclo de desafios é formado por cinco deles. Ao fim, é dada uma pontuação em formato de estrelas. A pontuação é calculada com base no erro do usuário.
Você pode se perguntar: “Como isso funciona?”, vem aqui que te explico:
No aplicativo são mostradas até 3 estrelas e cada estrela é formada por 5 acertos, ou seja, 15 acertos no total. A cada erro do usuário (clique no caractere que não forma a palavra) o contador de acertos na estrela é decrementado. Assim, o usuário pode errar até 15 vezes por ciclo. Contudo, isso não quer dizer que o ciclo de desafios se encerra quando o usuário erra 15 vezes, mas sim que as estrelas ficarão zeradas. No aplicativo as estrelas existem apenas como forma de incentivo.
Já na versão Web são mostradas até 5 estrelas e a pontuação será baseada no percentual de acertos com base no número de tentativas.
Pensando em auxiliar os usuários no aprendizado e também não os cansar de usar o aplicativo, foi implementada a possibilidade de mudar a fonte usada nos desafios, como também a opção de mudar o som de acerto dos desafios (na versão mobile).
Seguem abaixo algumas capturas de telas que ilustram o funcionamento do aplicativo:
Como instalar o aplicativo:
A versão atual do aplicativo está disponível para download na Google Play Store. Se quiser testar nosso aplicativo, clique no botão abaixo. Ele levará você diretamente para a página de download na Google Play.
Por último, pedimos que você contribua com nosso projeto fornecendo sua opinião através do formulário:
Formulários:
Formulário de avaliação do aplicativo por professores
Formulário de avaliação do aplicativo por pais/responsáveis
Como utilizar a versão Web
Acesse o link: http://a4s-ufpb.github.io/Alfabeto_Web
Vídeo sobre o aplicativo AlfaBeto:
Versões anteriores:
Para instalar essas versões, você deverá fazer o download e após o seu término habilitar a instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas. Geralmente essa opção fica em Configurações – Segurança. Após habilitada a instalação, basta tocar no arquivo baixado e instalar.
Repositórios de código:
Repositório do aplicativo Alfabeto
Versões para download:
v0.3-Cocada de 09 de Junho de 2020
v0.1 de 17 de Novembro de 2019
Desenvolvedores:
Francivaldo Napoleão Herculano – Github
Júlio Verne da Silva Rodrigues – Github
Anna Gabriela de Moura Souza – Github